“A Casa de Lisboa no Mosteiro dos Jerónimos (1833-1938): dos desafios sociais à preservação do monumento “mais indisputavelmente português” foi o tema do 1. º Encontro Cultural no âmbito do Projeto Flashes Culturais que o Centro Cultural Casapiano promoveu na Biblioteca César da Silva, ontem, dia 12 de março, tendo como oradora a Professora e Historiadora Clara Moura Soares.
Nesta sua comunicação abordou a relação intrínseca entre o Mosteiro dos Jerónimos e a Casa Pia de Lisboa. Entre 1833 e 1938, a Casa Pia de Lisboa teve as suas instalações nos espaços conventuais, em Belém, no denominado Mosteiro de Santa Maria de Belém. Durante mais de cem anos, a Instituição Casapiana desempenhou um papel crucial na preservação do extinto mosteiro, transformado pela geração romântica num dos mais emblemáticos monumentos nacionais, ao mesmo tempo que procurava garantir as melhores condições para as crianças e jovens que acolhia, tanto no que diz respeito ao ensino, como à saúde e bem-estar, também assumiu a responsabilidade de preservar o monumento.
Neste encontro estiveram presentes a Senhora Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, Fátima Matos, o Presidente da Associação Casapiana de Solidariedade Social, Luís Figueiredo, o Presidente e o Vice-presidente da Associação de Antigos Alunos Casapianos, Nuno Freire e Diogo Ferreira, o Diretor do Jornal “O Casapiano”, Professor José Santos Pinto, o representante da Biblioteca Luz Soriano, Hélder Tavares e o Engenheiro Guilhermino Alves e a Vogal da Junta de Freguesia de Belém, Helena Lencastre e Luísa Albuquerque e Rita Oliveira do Pelouro da Educação desta mesma Junta, Dirigentes e membros da Comunidade Casapiana.
Foi um final de tarde muito agradável e enriquecedor de partilhas culturais.
Estes encontros irão acontecer mensalmente. Esteja atento!