Um dos grandes desafios que se coloca ao cidadão do século XXI, e consequentemente às escolas, consiste na preservação do ambiente, assente num modelo de desenvolvimento sustentável, que terá a ambição de gerir os recursos naturais na resposta parcimoniosa às necessidades de natureza económica e social.
A Educação Ambiental para a Sustentabilidade promove valores e mudança de atitudes e comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os/as jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, como as alterações climáticas, a insegurança alimentar e a perda de habitats e de biodiversidade.
O desenvolvimento de projetos como a “Escola Azul” e “Eco Escolas” tem vindo a contribuir para a interiorização e manifestação dos valores ambientais e sociais, e para o apoio da ciência na saúde humana e ambiental, saberes que deverão ser apreendidos e compreendidos pelos/as educandos/as, na sua exigente preparação para os grandes desafios da sociedade e da nossa existência neste planeta. Esta preocupação ambiental está presente em todos os Centros de Educação e Desenvolvimento (CED) da Casa Pia de Lisboa, quer nas Respostas Educativas e Formativas, quer no Acolhimento Residencial, visível através de diversas atividades e projetos criados em cada um deles. Projetos como a “Compostagem e Reciclagem” para “Devolver à Terra”, possivelmente na “Horta Pedagógica e Biológica”, valorizam a atividade agrícola em ambientes rurais e urbanos, quase sempre com ligação à “Alimentação Saudável”, configurando uma visão de uma “Agro Escola”. A equipa dos “Guardiões do Ambiente” é desafiada para reflexão-ação sobre os problemas ambientais da escola e do mundo e, à semelhança do “Prémio Infante D. Henrique”, contribui para a aquisição de competências ambientais e sociais nos campos da cidadania ativa e da responsabilidade social. Programas como o “Lixo Zero” e “Lixo em Movimento” focam-se mais nas temáticas do consumo, do desperdício, da gestão de resíduos e da ambicionada economia circular. Os prémios GALP recompensaram o trabalho pedagógico na problemática das energias, naturalmente pela substituição dos combustíveis fósseis por energias renováveis, enquanto a parceria com a EPAL promove a gestão da água, em particular nas cozinhas dos CED, bem como o consumo saudável de água da torneira. Já o programa “SALL-School as living labs” desenvolve a educação ambiental no campo da ciência viva e participativa, reforçando a ideia de que a sustentabilidade não é uma utopia, mas um conjunto de possibilidades de ação que a ciência pode ajudar a encontrar e validar. O programa “Arrife Vivo” também recorre às ciências agroambientais para ajudar a refletir sobre a sustentabilidade, contribuindo assim para a construção de aprendizagens essenciais em visitas de estudo e em projetos pedagógicos desenvolvidos em parceria com os CED e outros parceiros.
O nosso Futuro depende da saúde do nosso Planeta. Os mais novos de Hoje serão os futuros decisores. É tempo de formar e apoiar os novos “guardiões” deste “belo pedaço” de Terra, algures no Universo!
Teresa Melo (CED Nossa Senhora da Conceição) e Rui Eira (CED Francisco Margiochi)
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