banner topo site

Casa Pia de Lisboa

A Casa Pia de Lisboa, desde a sua fundação no reinado de D. Maria I, tem como missão assegurar a educação, formação e acolhimento de crianças e jovens, em particular aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. (Conheça aqui a nossa história)

É um Instituto Público, tutelado pelo Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social e que se multiplica numa oferta variada para todos os públicos e faixas etárias.

A Casa Pia de Lisboa tem procurado responder às necessidades das crianças e jovens ao longo da sua história, adequando a sua missão. Atualmente, esta instituição aposta na prevenção, respondendo diariamente a 3000 crianças e jovens que frequentam as respostas educativas e formativas, e através da reparação, acolhendo cerca de 200 crianças e jovens.

Com um carisma próprio, a Casa Pia de Lisboa apresenta como marca distintiva o pioneirismo de oferta profissional de excelência para jovens a partir dos 15 anos de idade, em cursos de dupla certificação, em áreas que conseguem responder a diferentes interesses e aptidões, como a Hotelaria e Restauração, a Informática, Audiovisuais e Produção de Media, o Desporto, a Construção e Reparação de Veículos a Motor, a Eletricidade, Energia, Eletrónica e Automação, a Indústria Têxtil, a Administração e Comércio, o Trabalho Social e de Apoio a Crianças ou Serviços. Na sua multidimensional oferta de educação e formação garante-se ainda, um curso de Ensino Secundário Artístico Especializado bilingue que permite a integração de jovens surdos. As práticas letivas assentam em metodologias inovadoras e o recurso a espaços diversificados de aprendizagem que incentivam os alunos a descobrir o gosto pela escola e a procura do saber. Esta atitude e forma de encarar a formação dos jovens, é fortemente enriquecida com a possibilidade de realização de Estágios nas mais de 300 empresas e entidades que integram a bolsa de parceiros, muitas delas de referência no panorama económico nacional e
internacional.

Os cinco Centros de Educação e Desenvolvimento da Casa Pia de Lisboa que oferecem respostas educativas e formativas, e que se encontram disseminados pela cidade de Lisboa, assumem-se como um recurso valioso para a organização das famílias com crianças e jovens de diferentes idades, pois, para além da formação profissional e ensino secundário, garantem horários alargados e completos, desde a creche ao 3º ciclo do Ensino Básico, incluindo os Cursos Básicos de Música e de Teatro.

A Casa Pia de Lisboa promove fortemente o desenvolvimento integral das crianças e jovens, porque reconhece que o seu potencial é valorizado não só na dimensão letiva da escola, mas também no conjunto de atividades, projetos e experiências promotoras das suas competências pessoais e sociais, contando com um Programa certificado de Competências Sociais Integradas. Incentiva o desenvolvimento das dimensões artísticas, desportivas, formativas, tecnológicas e ambientais, valorizando, ainda, a participação em ações de Voluntariado e Cidadania, dispondo igualmente de equipas técnicas para acompanhamento dos/as seus/as alunos/as e famílias.

A Casa Pia de lisboa, enquanto instituição integrante do sistema de acolhimento residencial, desenvolve a sua intervenção ajustada às necessidades de cada criança/jovem numa perspetiva terapêutica, reparadora, promotora de diferentes competências pessoais, sociais, emocionais e de autonomia, através de procedimentos tecnicamente suportados, promotores de um ambiente seguro e facilitador do seu crescimento harmonioso.

Neste sentido, o acolhimento de crianças e jovens, enquanto missão prioritária da Casa Pia de Lisboa tem sido alvo de movimentos de melhoria contínua de forma a dar resposta às
necessidades das crianças e jovens e consequentemente do sistema de promoção e proteção.

Alinhada com as melhores práticas transnacionais nesta matéria, a Casa Pia de Lisboa tem procurado adotar uma intervenção dirigida, objetivando uma transformação no paradigma do acolhimento. A intervenção sustenta-se pois num modelo de intervenção terapêutica, que contempla um conjunto de ações/estratégias dirigidas à satisfação das necessidades individuais das crianças/jovens e, por consequência, dirigidas ao funcionamento das mesmas
enquanto parte de um grupo social (seja na Casa de Acolhimento, família, escola) sustentado numa filosofia de intervenção direcionada à reparação dos danos emocionais das crianças/jovens, que perspetiva consolidar o passado para seguir para o futuro, dotando-os paralelamente de competências pessoais e sociais, competências de resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação e relacionamento interpessoal, envolvendo-se como sujeitos ativos, informados e participativos.

A qualificação permanente das equipas Técnicas e Educativas, através de formação contínua em diferentes âmbitos da Promoção e proteção, Infância e Juventude, Acolhimento Terapêutico, entre outros, alinhada supervisão externa e ações de intervenção, têm sido também fatores promotores da qualidade e adequação preconizada por esta instituição.

Neste sentido, cumpre-nos dotar crianças e jovens de competências pessoais e sociais, competências de resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação e relacionamento interpessoal, envolvendo-se como sujeitos ativos, informados e participativos.

Com longa tradição no ensino de surdos e reabilitação de surdocegos, a Casa Pia de Lisboa dispõe também de intervenção especializada na área das deficiências sensoriais.

Casa Pia de Lisboa. A construir futuros desde 1780.