Espaço de Exposições Temporárias

Paralelamente à exposição permanente da coleção visitável o Centro Cultural Casapiano apresenta um programa de exposições temporárias vocacionado para a divulgação das artes plásticas e temáticas associadas à Missão da Casa Pia de Lisboa.

 

“À Mão”, de Duarte Rosa – Exposição em curso

 

Arquiteto de profissão Duarte Rosa é também um desenhador compulsivo como mostram os vários cadernos e folhas que abarcam quase 10 anos de constante prática.
A presente exposição apresenta duas abordagens distintas: por um lado o desenho rápido, quase diarístico, de pessoas ou situações que por algum motivo chamam a atenção do desenhador e que este tão bem capta nos cadernos ou blocos que o acompanham diariamente; outra, é a que serve a sua prática arquitetónica onde ideias e projetos são fixados em papel, testados, alterados seguindo as regras da profissão; perspetivas, volumes, escalas que mesmo obedecendo a uma ordem (a da Arquitetura) nunca perdem o sentido plástico. É entre estas duas formas de desenhar que se situa a prática de Duarte Rosa e que podemos apreciar nesta mostra.