
Criar um robô a partir do zero? No F@b.CPL é possível!
O f@b.CPL nasceu da necessidade de se criar um espaço multidisciplinar onde pudessem ser potenciadas novas competências através de uma aprendizagem baseada na criatividade, na invenção e concretização de projetos, bem como dar resposta às novas metodologias de ensino adotadas na Casa Pia de Lisboa. Reuniram-se diversas áreas de conhecimento dentro da filosofia “Pensar, Planear e Produzir”.
O espaço dispõe de um conjunto de ferramentas e equipamentos tais como: impressoras 3D, máquina de corte a laser, fresadora e torno CNC, ferramentas de prototipagem rápida, de programação informática, que permitem a materialização das ideias.
O que faz?
Como exemplo, se quisermos criar um robô a partir do zero teremos que o desenhar, fazer o protótipo e por fim criar a sua animação. Ao fim e ao cabo, construir quase tudo com quase nada!
A quem se destina ?
Este espaço destina-se a toda a comunidade da Casa Pia de Lisboa (incluindo ex-alunos) e à comunidade externa: instituições, empresas e particulares. Pretende ser um espaço inclusivo e gerador de sinergias.
Responsável Técnico: Paulo Ferraz Santos
Acompanhamento de Projetos: António Lima, Fernando Pires, João Brasileiro, José Fialho Marques, Paulo Romão, Paulo Ferraz Santos, Luís Franganito, Pedro Araújo
Automação e Robótica: António Gonçalves, Luís Franganito, Paulo Ferraz Santos, Pedro Araújo, Rui Carvalho
Prototipagem: Fernando Pires, João Brasileiro, Paulo Romão, Paulo Ferraz Santos, Pedro Araújo
Comunicação e Multimédia: Elisabete Pinheiro, Paulo Romão
Piso 1
A planta do Piso 1 apresenta as 3 áreas de trabalho
1: Sala multidisciplinar – Espaço Comunicação e Multimédia
2.1: Prototipagem rápida – Impressão 3D
2.2: Modelação
3: Sala de Reuniões/Colóquios/Workshops
Piso 0
A planta do Piso 0 apresenta as 3 outras áreas de trabalho/apoio
4: Máquina de Corte a Laser – Equipamentos CNC
5: Oficina de Informática/Robótica/Microsoldadura
6: Armazém de apoio ao f@b.CPL
O conceito de itinerância e mobilidade de um serviço não é nenhuma novidade, existe uma longa tradição nesse sentido. Olhando para trás, todos se lembram ainda do impacto e importância que teve o Serviço de Bibliotecas Itinerantes criado pela Fundação Calouste Gulbenkian ainda nos anos cinquenta. Tinha como objetivos “promover e desenvolver o gosto pela leitura e elevar o nível cultural dos cidadãos, assentando a sua prática no princípio de livre acesso às estantes, empréstimo domiciliário e gratuidade do serviço”. No fundo, procurava tornar acessível a todos o contacto com os livros e a cultura.
Se recuarmos ainda mais, já no século XIX encontramos principalmente em Lisboa, os amoladores, os latoeiros, o engraxador, o fotógrafo “à la minute”. Todos tinham um princípio comum – perambulavam pela cidade oferecendo os seus serviços. O amolador, por exemplo, inicialmente deslocava-se a pé, acompanhado de uma roda montada numa estrutura de madeira. Essa roda era acionada com um pedal e transmitia movimento à roda de esmeril.
Surgiu mais tarde, a bicicleta que servia de meio de transporte e foi adaptada para que na parte traseira levasse montado o esmeril mecânico com a pedra de amolar. Anunciava a sua proximidade usando uma flauta de pã que soprava fazendo soar uma melodia com duas tonalidades consecutivas, uma mais grave e outra mais aguda.
O f@b.Móvel inspirado nessa tradição itinerante consiste numa oficina de fabricação apetrechada com computador, impressora 3D, maquinaria CNC (fresadora) e máquina de corte a laser para a realização de atividades makers que estimulam a criatividade, a inventividade, a colaboração e a produtividade dos alunos que são os protagonistas no processo de desenvolvimento do seu próprio conhecimento. Esta oficina de fabricação digital permite a deslocação de um conjunto de ferramentas tecnológicas que tem como objetivo despertar o interesse e a curiosidade de programar, experimentar e fabricar – pôr “a mão na massa”.
A educação em ambiente fablab fomenta a partilha de ideias, experiências e investigações. Tem como objetivo principal proporcionar novas oportunidades aos nossos jovens e no futuro à comunidade exterior. Trata-se de uma metodologia na qual os alunos imaginam, desenham e criam projetos que interligam as aprendizagens com a sua aplicação prática.
Em suma, pretende-se:
- Otimizar os espaços/locais de aprendizagem;
- Motivar para a aprendizagem;
- Facultar o acesso a novas competências;
- Criar um elo entre a teoria e a prática;
- Potenciar o talento que existe em cada um;
- Novas formas de aprendizagem;
- Novas experimentações;
- Outras realidades relacionadas com inovação.
No f@b.CPL existem projetos lançados pela Equipa f@b, os quais ficam enquadrados dentro do espaço, mas trabalhados junto com os alunos de diversos ciclos e cursos. Com o intuito de mobilizar e motivar alunos, encontram-se em desenvolvimento os seguintes projetos:
f@b.3DPrinter: desenho e construção de uma impressora 3D com estrutura metálica; desenho e construção de uma impressora 3D com estrutura em chapa de acrílico;
f@b.Torno: reparação de um torno mecânico, cadeia cinemática e sistema eletromecânico (o equipamento encontra-se inoperacional há vários anos);
f@b.Fresa: reparação de uma máquina fresadora parada nas instalações da Serralharia, cadeia cinemática e sistema eletromecânico (o equipamento encontra-se inoperacional há vários anos);
f@b.H2Solar: o Construção de uma maquete funcional didática a qual pretende ilustrar o ciclo de produção de hidrogénio e a sua aplicação em células de combustível (energia solar → produção de H2 → combustível → energia eléctrica → energia mecânica);
f@b.Eletrão: Criação de Ecopontos Eletrão numa parceria com os Centros de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, Nossa Senhora da Conceição e D. Nuno Álvares Pereira. Consiste na recolha de equipamentos eletrónicos e elétricos com o objetivo de reparar e reutilizar equipamentos; retirar componentes para outros projetos em curso reutilizando e reciclando materiais usados. Sensibilizar para os 7R: Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar.
f@b.Repair: Desenvolvimento de uma base de trabalho para montar um equipamento que faça o controle e gestão da temperatura.
Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique
Rua dos Jerónimos, 5 – 1400-210 Lisboa
Tel.: 213 651 200
E-mail: fab.cpl@casapia.pt
Horário: 8h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00