Imagem decorativa

Certificações

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE E DO AMBIENTE

 


A Casa Pia de Lisboa tem o seu Sistema de Gestão Integrada da Qualidade e do Ambiente certificado.
A certificação, emitida pela SGS ICS, abrange 2 normas internacionais: a NP EN ISO 9001:2015, referente a sistemas de gestão da qualidade, e a NP EN ISO 14001:2015, relativa a sistemas de gestão ambiental.

A certificação pela ISO 9001:2015 tem como âmbito a prestação de serviços de acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo, abrangendo as Casas de Acolhimento João Inácio Ferreira Lapa, António do Couto, Clemente José dos Santos, Joaquim José Branco, Areia Branca, os Apartamentos de Autonomização n.º 1, 7, 8 e 9, as Casas de Acolhimento com Programa de Pré-Autonomia João José de Aguiar e Santa Isabel, a sede do Centro de Educação e Desenvolvimento Santa Catarina, a sede do Centro de Educação e Desenvolvimento Santa Clara, o Centro Cultural Casapiano e os Serviços Centrais da CPL.

A certificação pela ISO 14001:2015 abrange os processos de gestão e de suporte à prestação de serviços de acolhimento residencial e de educação e formação nos Serviços Centrais, e a prestação de serviços de educação e formação nos Centros de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira e Nossa Senhora da Conceição.

Com a certificação a Casa Pia de Lisboa comprova o seu compromisso em melhorar continuamente a prestação dos serviços, a satisfação das crianças e jovens e o seu desempenho ambiental.

Certificado ISO 9001
Certificado ISO 14001
Política da Qualidade e Ambiente da Casa Pia de Lisboa

Prémios

Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023

A Casa Pia de Lisboa foi novamente reconhecida como Marca Entidade Empregadora Inclusiva, uma iniciativa promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional que visa promover o reconhecimento e a distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, bem como uma cultura organizacional inclusiva e de responsabilidade social. Apenas 54 organizações a nível nacional foram distinguidas com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva.

Saiba mais sobre a Marca Entidade Empregadora Inclusiva

Imagem da Marca Entidade Empregadora Inclusiva

Concurso Escolas com Voz

O projeto “Horta Escolar” do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira foi galardoado no concurso Escolas com Voz, promovido pela Junta de Freguesia de Belém. O Concurso Escolas com Voz tem como objetivo distinguir as crianças e os jovens das escolas da freguesia de Belém pela sua contribuição para a implementação de práticas de cidadania que visem melhorar a sua comunidade e em especial a freguesia onde estão inseridos.

Escola Azul

A Casa Pia de Lisboa, através dos Centros de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição, D. Maria Pia e Jacob Rodrigues Pereira, renovou a permanência na Rede Escola Azul.
A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano. Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, Organizações Não Governamentais, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano. Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano.

Bandeira Verde Eco-Escolas

Os Centros de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição, D. Nuno Álvares Pereira e D. Maria Pia da Casa Pia de Lisboa foram galardoados com a Bandeira Verde que reconhece o bom trabalho realizado pelas escolas, em linha com a metodologia Eco-Escolas, visando uma melhor gestão ambiental do espaço escolar, a educação para a sustentabilidade e cidadania, a formação de cidadãos mais ativos e participativos e o envolvimento da comunidade.

Selo Escola Saudável 2023-2025

O Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia da Casa Pia de Lisboa foi reconhecido com o “Selo Escola Saudável 2023-2025”. Esta distinção pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), visa reconhecer as escolas que se destacam na promoção da saúde e as suas práticas e projetos educativos que contribuem para o bem-estar da comunidade educativa, das relações interpessoais saudáveis e para a prevenção de todas as formas de violência. As sessões sobre competências sociais integradas, igualdade de género, bullying, prevenção do tabagismo, prevenção do consumo de substâncias ilícitas, o projeto Eco-Escolas e as salas de aula ao ar livre são exemplos de algumas práticas que foram reconhecidas.

Selo Escola Saudável 23/25