Imagem decorativa

Casa Pia de Lisboa integra Campanha Nacional pelo Acolhimento Familiar lançada pelo Governo

21 de Novembro, 2024
10 pessoas da Casa Pia de Lisboa

Foi apresentada no dia 20 de novembro, Dia Internacional dos Direitos da Criança, no Salão Nobre do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Campanha Nacional #todosjuntospeloacolhimentofamiliar com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.
“O objetivo da campanha é sensibilizar para a necessidade de termos mais famílias de acolhimento e não só sensibilizar, mas também informar”, adiantou a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.

A mesma afirmou que tem havido a constatação de que “muitas vezes há falta de informação relativamente àquilo que é ser família de acolhimento”, razão pela qual o Governo optou por juntar numa mesma campanha as várias entidades gestoras da medida, entre a Casa Pia de Lisboa, o Instituto de Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa marcou presença na cerimónia de lançamento da campanha e a Presidente, Fátima Matos, realçou que “precisamos todos de fazer melhor, de olhar para o sistema de promoção e proteção, pondo, de vez, a criança e o ambiente familiar, onde tem direito de viver, no centro do sistema. O Acolhimento Familiar, enquadrado e acompanhado como pode e deve ser, tem o poder de transformar realidades”.

O evento contou, também, com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, Otávio Félix de Oliveira, e da Vice-Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Rita Prates.

A campanha vai prolongar-se até 2025, com ações concretas ao nível dos vários municípios, estando visível tanto nas redes sociais, como em cartazes.

O Acolhimento Familiar, enquanto medida de colocação, está previsto como uma das medidas aplicáveis pelos Tribunais ou deliberada pelas Comissões de Proteção, sempre que se verifique que uma criança ou um/a jovem está em perigo. No entanto, no Relatório CASA 2023, onde consta a caracterização dos/as que se encontram com medidas de colocação, verifica-se que em termos nacionais 6.183 estão sujeitos a medida de acolhimento residencial e apenas 263 encontram-se em Famílias de Acolhimento, um número ainda residual, apesar de ter vindo a crescer.

Saiba mais sobre o Acolhimento Familiar.

5 pessoas na mesa

 

PARTILHAR

facebook Linha decorativa

ARTIGOS RELACIONADOS

A Casa Pia de Lisboa está a recrutar

Recrutamento | 3 (três) Técnicos Superiores de Psicologia

Procedimento concursal comum de seleção e recrutamento de 3 (três) técnicos superiores de Psicologia para exercício de funções nos Centros de Educação e Desenvolvimento Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3, área de atuação nos Serviços Técnicos de Apoio Socioeducativo, com constituição de reserva de recrutamento. (mais…)
LER MAIS
Projeto Europeu RESPONSIVE- Increasing Responsivess to citizen voice in social services across Europe

Projeto Europeu RESPONSIVE- Increasing Responsivess to citizen voice in social services across Europe

O Conselho de Jovens do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Santa Clara foi convidado a participar, no passado dia 13 de março, no segundo momento do desenvolvimento do Projeto Europeu RESPONSIVE- Increasing Responsivess to citizen voice in social services across Europe, em que o ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas é uma das entidades europeias responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo. (mais…)
LER MAIS