A Casa Pia de Lisboa marcou presença na inauguração do novo Centro de Aprendizagem de Tecnologias Criativas TUMO Lisboa que decorreu ontem, dia 24 de setembro, no Beato Innovation District, em Lisboa.
O centro vai estar aberto a partir da próxima semana para receber 1.500 jovens dos 12 aos 18 anos que queiram adquirir formação em animação, desenvolvimento de jogos, fotografia, programação, música, design gráfico, cinema ou robótica.
De frequência gratuita, o TUMO Lisboa pretende complementar a escola tradicional e propõe um “modelo de educação muito inovador”, explica Pedro Santa Clara, responsável pelo projeto, em declarações à Lusa, com “a combinação de autoaprendizagem, acompanhada por tutores e workshops lecionados por especialistas em cada área. Este modelo de aprendizagem tem uma grande vantagem que é o facto de permitir ganhar autoconfiança, resiliência, capacidade de colaboração e criatividade. Todas aquelas competências humanas e pessoais verdadeiramente fundamentais para o futuro, aquilo que os vai distinguir de uma inteligência artificial”.
A inauguração do TUMO Lisboa contou com a presença da fundadora do projeto, Marie Lou Papazian, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.