Entre março e setembro de 2025, a Casa Pia de Lisboa e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. promovem uma formação denominada “Atendimento 1.ª linha de Pessoas Surdas- Língua Gestual Portuguesa e outros temas respeitantes à especificidade da surdez”. Esta iniciativa insere-se nas atividades que o Centro de Recursos da Casa Pia de Lisboa desenvolve com estes técnicos, no âmbito do protocolo firmado pelas duas instituições.
A formação tem como público-alvo os técnicos do IEFP – interlocutores da área da reabilitação profissional – e será dada e dinamizada pela equipa do Centro de Recursos. Pretende-se com a formação dotar os técnicos do IEFP de um conjunto de competências necessárias para uma interação eficaz com pessoas surdas, no momento de atendimento. Posteriormente, a sinalização é encaminhada para o Centro de Recursos, para uma intervenção mais especializada.
As duas instituições visam, através desta visão integrada do conhecimento de cada uma das respostas, melhorar a acessibilidade e a qualidade dos serviços públicos, nomeadamente a pessoas surdas.
Na sessão de abertura da formação estiveram presentes a Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, Fátima Matos, o Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Domingos Lopes, o Diretor Executivo do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira, Pedro Faria, assim como as diretoras dos departamentos de Recursos Humanos e de Desenvolvimento de Competências, do IEFP.