O Conselho de Jovens da Casa Pia de Lisboa, constituído formalmente no passado dia 3 de julho, resulta da vontade do Conselho Diretivo de garantir às crianças e jovens da Instituição o acesso a um dos direitos fundamentais, preconizado na Convenção dos Direitos das Crianças (ONU) e um dos sete valores estruturantes da Casa Pia de Lisboa, o Direito à Participação.
Foram eleitos e reconhecidos pelos seus pares 15 jovens conselheiros de todos os Centros de Educação e Desenvolvimento, motivados e dispostos a aceitar este desafio de co-construção. A estes jovens caberá dar voz à partilha de experiências, preocupações, sugestões e expectativas das crianças e jovens da Instituição e serem agentes ativos e comprometidos com mudanças positivas e inovadoras na Casa Pia de Lisboa.
A este Conselho de Jovens é também reconhecido um importante papel de representação da Casa Pia de Lisboa na Comunidade, dando visibilidade aos seus valores e à sua importante Missão.
Ao longo de todo o percurso poderão contar com o apoio, a experiência e a dedicação dos facilitadores/ padrinhos cujo papel de agentes na mudança é tão importante como o dos jovens conselheiros. A eles compete acompanhar, motivar e empoderar os jovens nesta tarefa.
Foi criada uma peça simbólica representativa do Conselho de Jovens que pretende dar corpo à mestria das crianças e jovens da Instituição e que será entregue, anualmente, aos novos membros do Conselho, como passagem de testemunho rumo a esta missão transformadora da Casa Pia de Lisboa, tornando-a numa instituição mais justa e inclusiva.