Imagem decorativa

Técnico/a de Relojoaria


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Gerir o serviço de assistência técnica e efetuar a manutenção e reparação dos relógios mecânicos e eletrónicos, cronómetros, cronógrafos, contadores, temporizadores e dispositivos similares.

Competências adquiridas:

  •  Reparar, segundo as instruções dos fabricantes, qualquer relógio de uso pessoal. Sejam mecânicos ou eletrónicos, simples ou complicados;
  • Desmontar, limpar, montar, ajustar, afinar e lubrificar os diferentes tipos de maquinismos de relógios mecânicos e eletrónicos, analógicos ou digitais;
  • Reparar avarias ou defeitos detetados nos vários tipos de relógios;
  • Restaurar ou reconstruir peças e componentes a partir de dados e planos originais;
  • Polir e recuperar todos os elementos da caixa e bracelete do relógio;
  • Regular e efetuar os ensaios finais das peças, componentes ou órgãos reparados, utilizando cronocomparadores e aparelhos de teste específicos;
  • Organizar e gerir um serviço de assistência técnica.

Saídas profissionais: Empresas de assistência técnica de relojoaria; Lojas de relógios, ourivesarias ou outro tipo de pontos de venda; Empresas fabricantes de relógios.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Plano de estudos

VAGAS PREENCHIDAS

 


Reportagem “Da Casa Pia para o mundo da relojoaria” – revista GQ: Sabia que a Casa Pia de Lisboa forma mestres relojoeiros há mais de 125 anos? O Curso de Técnico/a de Relojoaria, no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, em Belém, é o único na Península Ibérica. É um curso exigente, pela necessidade de concentração e de uma motricidade fina muito elevada, mas é, também, um curso com 100% de empregabilidade. Veja aqui a reportagem “Da Casa Pia para o mundo da relojoaria”, da revista GQ, e oiça o que o Professor Paulo Anastácio e os nossos alunos têm a dizer sobre o curso.

Reportagem TSF: Elói Alves frequentou o único curso existente em Portugal na área da relojoaria, na Casa Pia de Lisboa. Veja aqui a reportagem da TSF.

Programa “Sociedade Civil” – RTP2: O ensino da arte relojoeira na Casa Pia de Lisboa foi uma das temáticas abordadas no programa Sociedade Civil da RTP2, numa emissão dedicada ao tema “Relógios”. A Diretora do Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, Dra. Teresa Coelho, o Mestre relojoeiro Américo Henriques, e o Diretor do Curso Profissional Técnico de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, Mestre Paulo Anastácio, abordaram o carácter singular da Instituição e do curso, único na Península Ibérica.

PARTILHAR

facebook Linha decorativa