Imagem decorativa

Erasmus +: da Casa Pia de Lisboa para Helsínquia!

9 de Julho, 2025

O CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa, no âmbito do programa Erasmus +, viajou até Helsínquia, Finlândia, para conhecer novas realidades e partilhar conhecimentos e boas práticas, no âmbito do projeto Erasmus+ – Incluir e Inovar, numa atividade de Job Shadowing.

Quer saber como correu? Leia aqui o testemunho:

Helsínquia – Finlândia

Diário de Bordo – Dia 0 (Chegada a Helsínquia)

No dia 16 de março de 2025, um grupo constituído por quatro professores, uma educadora de infância e uma psicomotricista do CED Nossa Senhora da Conceição – Casa Pia de Lisboa embarcou numa viagem a Helsínquia, Finlândia, no âmbito do projeto Erasmus+ – Incluir e Inovar, numa atividade de Job Shadowing. O entusiasmo era visível desde cedo no Aeroporto de Lisboa, onde a expetativa de conhecer um dos sistemas educativos mais inovadores do mundo marcava o espírito do grupo.
Após um voo tranquilo, aterramos em Helsínquia sob um céu limpo e temperaturas frias, típicas desta época do ano.
Ao chegar ao hotel, fizemos o check-in e aproveitámos para fazer um primeiro passeio exploratório. Caminhámos pelas ruas organizadas e limpas da cidade, sentindo o ambiente acolhedor e a forte presença do design escandinavo.
Estamos prontos para os próximos dias de aprendizagem e imersão no sistema educativo finlandês!

Diário de Bordo – Dia 1 (International School of Vantaa)

No dia 17 de março de 2025, fomos recebidos na Escola Internacional de Vantaa no âmbito da mobilidade Erasmus+ – Incluir e Inovar, para a atividade de Job Shadowing. Após uma receção calorosa, visitámos as instalações da escola. Em seguida, foi disponibilizado a cada um de nós um horário com o mapa das aulas/ atividades a observar ao longo da semana de acordo com o ciclo de ensino e as disciplinas lecionadas.
Como primeiras impressões sentimos que existe uma abordagem centrada no bem estar tanto dos alunos como dos professores e na promoção da autonomia de todas as crianças, que é transversal desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade.

Diário de Bordo – Dia 2 (International School of Vantaa)

Neste segundo dia, ao entrarmos na escola, às 8h15m, deparámo-nos com um ambiente de bastante calma e silêncio, propício ao início de um dia de aulas, com os alunos que já se encontravam na escola envolvidos em diversas atividades de lazer, tais como jogar snooker, ler ou ouvir música.
Constatámos que a diversidade cultural da escola é um aspeto relevante, refletindo-se numa abordagem inclusiva e diferenciada para atender às necessidades individuais de cada aluno. Nesse sentido, o currículo inclui, no primeiro ciclo, disciplinas como Educação Religiosa (Luteranismo e Islamismo) e Ética, permitindo que os alunos escolham de acordo com a sua confissão. A partir do 3.º ciclo, frequentam a disciplina de Cidadania.
Quanto ao espaço físico, destacam-se a funcionalidade e a modernidade das instalações. As salas de aula foram projetadas para proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico, contando com mobiliário flexível e diferentes recursos tecnológicos. Além disso, observámos que a organização quer dos espaços formais quer dos informais incentiva a autonomia dos alunos e facilita o trabalho em grupo.
De tarde, visitámos a Biblioteca Central Oodi, em Helsínquia. Um espaço arquitetónico ultra moderno e sustentável, inaugurado em 2019, aquando da celebração do centésimo aniversário da independência do país. Situada em frente à Casa do Parlamento Finlandês, a sua localização representa o papel da biblioteca enquanto promotora da igualdade, num país que detém o record mundial de número de utilizadores deste tipo de equipamento.

Diário de Bordo – Dia 3 (International School of Vantaa)

Neste terceiro dia, na pausa da manhã, houve lugar para um pequeno lanche convívio onde pudemos partilhar com os nossos anfitriões um pouco da gastronomia portuguesa. Foi um momento de grande partilha, pois sendo esta uma escola internacional, a diversidade cultural é muito rica.
Continuamos a observação das várias aulas/atividades, realçando a visita ao “Daycare Center”, que se destina às crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 5 anos.
No período da tarde, visitamos a Catedral de Helsínquia e a Catedral Ortodoxa de Uspenski, uma das duas igrejas nacionais da Finlândia, dando continuidade ao roteiro cultural integrado nos objetivos do projeto.

Diário de Bordo – Dia 4 (International School of Vantaa)

Neste quarto dia, tivemos a oportunidade de observar uma aula de Home Economics, disciplina que existe em todos os níveis de ensino na Finlândia, sendo obrigatória no 7º ano e opcional nos restantes anos de escolaridade. Nesta disciplina os alunos adquirem competências inerentes à gestão de uma casa, nomeadamente noções elementares de cozinha, gestão financeira, higiene do lar e sustentabilidade.
Na Finlândia, as crianças iniciam a escolaridade aos 7 anos. No ano anterior, frequentam o Preschool, onde são agrupadas de forma homogénea, com o objetivo de se prepararem para a transição para o 1.º ano. Durante este período, as aprendizagens são abordadas de forma lúdica e não formal, privilegiando o tempo para brincar e respeitando sempre o ritmo individual de cada criança.
No período da tarde, visitámos os dois mercados mais típicos de Helsíquia: Old Market Hall e Hakaniemi.

Diário de Bordo – Dia 5 (International School of Vantaa)

Hoje foi dia de nos despedirmos da Escola Internacional de Vantaa e da fantástica equipa que nos acolheu.
Ao longo desta semana pudemos também ir observando aulas na Elementary School (1.º Ciclo) e aulas de língua estrangeira – Sueco e Inglês (obrigatórias), Espanhol e Francês (opcionais) e Finlandês como língua materna ou língua segunda, no Junior High.
Também foi possível observar o trabalho realizado no âmbito da Educação Especial, que se mostrou diferenciado nos vários anos de escolaridade, em função das necessidades identificadas pelo professor e do desenvolvimento de cada criança ou jovem.
No que se refere à disciplina de Educação Física, o processo ensino-aprendizagem tem por base o ponto de partida e de chegada do aluno, valorizando a participação e o progresso, não sendo focado apenas no desenvolvimento das capacidades físicas, mas também nas competências socioemocionais através do trabalho cooperativo e das relações interpessoais. O objetivo é que o aluno se supere a si mesmo e nunca por comparação a um dos seus pares, prezando sempre valores como a igualdade, a inclusão e a capacidade de escolha. Aliados a estes fatores, estão o bem estar geral dos alunos e a importância da atividade física para a aquisição de estilos de vida saudáveis.
Para terminar esta inesquecível experiência, visitámos a fortaleza de Suomenlinna, património universal da Unesco desde 1991.

Saiba mais sobre o programa Erasmus +

 

 

PARTILHAR

facebook Linha decorativa

ARTIGOS RELACIONADOS

Erasmus +: da Casa Pia de Lisboa para a Finlândia!

O CED Pina Manique da Casa Pia de Lisboa partiu rumo a Helsínquia (Finlândia), em maio, no âmbito de uma atividade de Job Shawdoing inserida no Programa Erasmus+ 2025. O grupo, composto por uma Assistente Social e oito Docentes de diferentes áreas curriculares, foi desafiado a explorar o tema da Sustentabilidade em contexto educativo finlandês. (mais…)
LER MAIS

Erasmus +: da Casa Pia de Lisboa para a Hungria!

O CED D. Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa, no âmbito do programa Erasmus +, viajou até Budapeste, Hungria (BudaKeszi Nagy Sándar József Grammar School), para conhecer novas realidades e partilhar conhecimentos e boas práticas, no âmbito do projeto Erasmus+ - Incluir e Inovar, numa atividade de Job Shadowing. (mais…)
LER MAIS