Imagem decorativa

Perguntas frequentes (FAQ)

[página atualizada a 16 de setembro de 2024]

Como devo proceder para fazer uma candidatura?

Preencha o formulário de candidatura, submeta e aguarde que a Casa Pia de Lisboa I.P., entre em contacto consigo.

Quais os Cursos que existem na Casa Pia de Lisboa I. P.?

A oferta educativa e formativa está disponível em Educação e Formação. 

Como obtenho o documento do Escalão de Abono?

Se tiver senha de acesso, pode através do site da Segurança Social Direta obter a declaração diretamente, caso não tenha senha terá de se dirigir a um dos balcões de atendimento ao público. No caso de o/a Encarregado/a de Educação ser funcionário/a público/a pode solicitar a mesma no seu serviço.

A Casa Pia de Lisboa, I.P. atribui Apoios Sociais?

São atribuídos apoios sociais a todas as crianças e jovens que frequentam as Respostas Educativas e Formativas (quando não atribuídos por outras entidades/organismos) independentemente do Escalão de Abono de Família da Segurança Social em que se encontrem.

A Casa Pia de Lisboa, I.P. atribui os seguintes apoios sociais:

  1. Refeições (almoço, lanche da manhã e lanche da tarde)
  2. Passe social (caso não seja financiado pela Autarquia da área de residência)
  3. Materiais e manuais escolares
  4. Bolsa de profissionalização durante o período em que o jovem frequenta Formação em Contexto de Trabalho
  5. Atividades de complemento curricular (atividades extracurriculares, visitas de estudo e colónias de férias).

Como faço para ativar o passe?

Solicitar na secretaria do Centro de Educação e Desenvolvimento a declaração do “passe 4-18@escolas”, para apresentar na transportadora (CP, Carris, Transtejo, TST, Vimeca Metro).

Que documentos e dados pessoais são necessários apresentar no ato da matrícula?

No ato de matrícula ou renovação, são recolhidos os seguintes dados:

  • Verificação do Boletim de vacinas atualizado;
  • Número do cartão de cidadão ou outro documento de identificação da criança/jovem e Encarregado/a de Educação;
  • Número de identificação fiscal (NIF) da criança/ jovem e Encarregado/a de Educação;
  • Comprovativo de dados bancários do/a Encarregado/a de Educação ou do/a jovem maior de idade (se aplicável);
  • Número do cartão de utente de saúde da criança/jovem;
  • Número de identificação da Segurança Social (NISS) da criança/jovem;
  • Comprovativo de morada de residência (aplicável às situações de residência superior a 2km de distância e use transportes públicos);
  • Comprovativo de escalão de abono de família (caso beneficie da modalidade passe social 4_18);
  • Comprovativo de habilitações do/a jovem que esteja a proceder a uma matrícula para Ensino Profissional, tendo previamente frequentado a escolaridade num estabelecimento de educação.

Como posso inscrever o/a meu/minha educando/a na educação pré-escolar da Casa Pia de Lisboa, I.P.?

Preencha o formulário de candidatura, submeta e aguarde que a Casa Pia de Lisboa I.P., entre em contacto consigo.

Após confirmação de vaga pela Casa Pia de Lisboa, I.P., a matricula é realizada no Portal de Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

A frequência da educação pré-escolar é facultativa e destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico.

A matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro é aceite, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga.

Como posso inscrever o/a meu/minha educando/a no 1º ano de escolaridade?

Preencha o formulário de candidatura, submeta e aguarde que a Casa Pia de Lisboa I.P., entre em contacto consigo.

A matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico é obrigatória para as crianças que completem seis anos de idade até 15 de setembro. Esta matrícula é realizada no Portal de Matrículas:  https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

Podem ainda ser efetuados pedidos de matrícula para crianças que completem os seis anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro. Estes pedidos são aceites a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga.

O que é necessário para solicitar documento comprovativo de frequência/ conclusão de escolaridade na Casa Pia de Lisboa, I.P.?

A emissão de documentos escolares é realizada pelos Serviços Centrais da Casa Pia de Lisboa, I.P., devendo o ex-aluno maior de idade, o Encarregado de Educação ou pessoa devidamente autorizada pelo requerente, solicitar a sua emissão, acedendo para o efeito ao website da Instituição, através do formulário de Pedido de Documentos Escolares.

É necessário deslocar-me presencialmente à Casa Pia de Lisboa, I.P. para requerer ou levantar documento comprovativo de frequência/ conclusão de escolaridade na Casa Pia de Lisboa, I.P. Qual o horário de funcionamento?

O requerimento e emissão de documentos escolares são feitos por via digital, devendo o requerente aceder ao website da Instituição para esse efeito, conforme identificado na pergunta anterior.

Os campos do requerimento deverão ser totalmente preenchidos, para que o envio possa também ser garantido por estes serviços, através de correio eletrónico que for identificado.

Em caso de necessidade de contato com o serviço, o horário de atendimento é das 9h00 às 17h30.

O requerimento e emissão de documentos escolares tem custos para o requerente?

A emissão de documentos escolares é gratuita. Caso o requerente opte por envio do original do documento emitido através de serviço postal, os portes de envio terão o seguinte custo associado:

  • via nacional 0,77€
  • europa 1,15€,
  • internacional 1,70€

O pagamento do valor acima indicado deverá ser feito por transferência bancária para o NIB nº 078101120112001415179.

Deverá ser remetido o comprovativo de transferência bancária, por uma das seguintes vias:

  • por correio, para Avenida do Restelo, nº 1, 1449-008, Lisboa
  • por correio eletrónico através do endereço: sec.servicoscentrais@casapia.pt

Após receção do comprovativo da transferência bancária, os documentos serão enviados através dos CTT.

Pretendo solicitar documento comprovativo de frequência de escolaridade na Casa Pia de Lisboa, I.P. mas não concluí a formação/ não me recordo do ano em que frequentei a Casa Pia de Lisboa, I.P. É possível obter algum documento?

A emissão é realizada pelos Serviços Centrais da Casa Pia de Lisboa, I.P. devendo o requerente maior de idade ou o/a Encarregado/a de Educação solicitar a sua emissão, acedendo para o efeito ao website da Instituição, através de Portal de Serviços da Casa Pia de Lisboa, I.P.

A Casa Pia de Lisboa, I.P. emitirá o documento legal que for possível para certificar/declarar a frequência, com base nos dados apurados em arquivo.

Preciso de obter um documento escolar que ateste a minha frequência/ conclusão escolar na Casa Pia de Lisboa, I.P., mas tenho valores em divida na instituição. O que posso fazer?

A emissão de documentos de certificação escolar não pode ser concretizada se houver dívidas por saldar com a Casa Pia de Lisboa, I.P. enquanto entidade da administração pública. Pode realizar transferência bancária para o NIB nº 078101120112001415179.

Deverá remeter o comprovativo de transferência bancária, por uma das seguintes vias:

  • por correio, para Avenida do Restelo, nº 1, 1449-008, Lisboa
  • por correio eletrónico através do endereço: sec.servicoscentrais@casapia.pt

Caso desconheça o valor da divida ou tenha dificuldade em a saldar num único pagamento, deverá contactar-nos através do endereço eletrónico sec.servicoscentrais@casapia.pt.

Solicitei documento escolar através da página da Casa Pia de Lisboa, I.P./através do correio eletrónico, mas não tenho a certeza se o pedido foi recebido ou já se encontra emitido. Como posso confirmar?

Para informações sobre pedidos de documentos escolares, pode telefonar para o nº geral da Instituição 213 614 000, que direcionará o seu pedido para o serviço respetivo, que o/a informará sobre o estado atual da emissão.

O que devo fazer para obter a equivalência de habilitações obtidas no estrangeiro?

Deve dirigir-se a uma escola da sua área de residência, pertencente ao Ministério de Educação, em território nacional, ou à escola de primeira preferência, a fim de formalizar o pedido de equivalência em requerimento próprio, a fornecer pela escola, devidamente preenchido e entregar a documentação necessária. Para mais informações sobre o processo de equivalências consultar https:/www.dge.mec.pt/equivalências-estrangeiras.

As atividades na Quinta do Arrife do Centro de Educação e Desenvolvimento Francisco Margiochi estão abertas ao público em geral?

As atividades são realizadas para grupos de estabelecimentos de ensino, instituições/ organizações públicas e privadas.

Quais os procedimentos para visitar a Quinta do Arrife?

As visitas devem ser pré marcadas:

  • por correio eletrónico através do endereço: sec.margiochi@casapia.pt
  • ou via telefone: 249 87 70 20

Só se consideram confirmadas as visitas, após receção da ficha de inscrição por correio eletrónico, devidamente subscrita pelo responsável da visita. O cancelamento é feito, pelo mesmo meio, com a antecedência mínima de 15 dias. Cada visitante pagará 7.50€, à exceção dos acompanhantes que será gratuito.

As visitas são gratuitas para as instituições abrangidas pelos protocolos de cooperação com a Casa Pia de Lisboa, I.P.

Que respostas proporciona o Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira?

O Centro de Atividades Ocupacionais/ Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão destina-se a desenvolver atividades para jovens com deficiência sensorial e problemas graves de comunicação, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma atividade produtiva.

O Lar Residencial é um alojamento coletivo, de utilização temporária, de pessoas com deficiência sensorial ou problemas graves de comunicação, que se encontrem a frequentar resposta social, educativa ou formativa da CPL, cujo distância do local de residência da família e o Centro de Educação e Desenvolvimento não permitem deslocações diárias.

O Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com Deficiência e Incapacidade é um serviço especializado, que assegura o atendimento, acompanhamento social e o processo de reabilitação social a pessoas com deficiência e incapacidade e disponibiliza serviços de capacitação e suporte às suas famílias ou cuidadores informais.

A quem são direcionadas as respostas do Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira?

O Centro de Atividades Ocupacionais/ Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão é direcionado para Jovens com deficiência, a partir dos 18 anos e inferior a 30 anos de idade, à data da admissão, prioritariamente, residentes no Distrito de Lisboa.

O Lar Residencial destina-se a Crianças e Jovens e com deficiência sensorial ou problemas graves de comunicação, sendo o fator idade sujeito a avaliação das condições de admissibilidade.

O Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com Deficiência destina-se a pessoas com deficiência, suas famílias e/ou cuidadores informais, residentes no Distrito de Lisboa.

Como proceder para inscrição nas respostas do Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira?

Para aceder ao Centro de Atividades Ocupacionais/ Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão e ao Lar Residencial é necessário preencher o boletim de candidatura, disponibilizado pelos serviços de atendimento do Centro de Educação e Desenvolvimento. Na avaliação da candidatura serão verificadas as condições de admissibilidade do candidato e comunicado ao mesmo.  O acesso ao Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com Deficiência é através do contacto do serviço de atendimento do Centro de Educação e Desenvolvimento.

As atividades do Centro Cultural Casapiano da Casa Pia de Lisboa, I.P., são de livre acesso ao público ou reservadas e quais os custos associados?

Todas as atividades do Centro Cultural Casapiano são de livre acesso ao público e a entrada é gratuita.

Que serviços estão associados às atividades do Centro Cultural Casapiano ?

O Serviço Educativo proporciona atividades escolares e educativas direcionadas à comunidade casapiana, mas abertas também à comunidade em geral.

O Arquivo Fotográfico permite a consulta do espólio fotográfico.

A Coleção Visitável proporciona uma narrativa da história da Casa Pia de Lisboa, I.P., desde a sua fundação, em 1780, até à atualidade, dispondo ainda de um percurso acessível a pessoas surdas, cegas ou com baixa visão permitindo que usufruam da visita de forma autónoma.

A Biblioteca César da Silva disponibiliza os serviços de consulta presencial de documentação generalista ou mais específica, desde o livro antigo, a documentação casapiana; requisição domiciliária de obras; utilização de meios informáticos.

No Arquivo Histórico encontra-se a documentação produzida pela Casa Pia de Lisboa I.P., desde a sua Fundação em 1780 até à década de 70 do Séc. XX.

Que contactos utilizar para obter informações sobre as diversas atividades do Centro Cultural Casapiano?

As informações sobre as diversas atividades do Centro Cultural Casapiano podem ser obtidas através do e-mail: centro.cultural@casapia.pt., ou por contacto telefónico: 213 614 090.

Como posso fazer um Elogio?

Pode fazer através:

  • Do registo no Livro de Elogios que se encontra disponível nos locais de atendimento ao público;

ou

  • Do envio do elogio para o e-mail da secretaria do serviço a que se destina o elogio;

ou

Quero dar uma sugestão, como faço?

A sugestão pode ser feita através:

  • Do preenchimento do impresso disponível na Caixa de Sugestões, existente nos vários serviços da Casa Pia de Lisboa, I.P.;

ou

  • Do envio da sugestão para o e-mail do serviço a que se destina a sugestão;

ou


Como posso fazer uma reclamação e onde?

Pode fazer a reclamação escolhendo uma das seguintes formas:

  • Registo no livro de reclamações que se encontra disponível nos locais de atendimento ao público;

ou

  • Envio da reclamação para o e-mail do serviço respetivo;

ou

  • Envio da reclamação por carta, dirigida ao serviço em causa;

ou

Os contactos/e-mails estão disponíveis neste site no separador contactos.