O Conselho de Jovens do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Santa Clara foi convidado a participar, no passado dia 13 de março, no segundo momento do desenvolvimento do Projeto Europeu RESPONSIVE- Increasing Responsivess to citizen voice in social services across Europe, em que o ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas é uma das entidades europeias responsáveis pelo desenvolvimento do mesmo.
O projeto RESPONSIVE envolve a participação de 6 países europeus e visa reunir diversas instituições da sociedade civil, para perceber a melhor maneira dos organismos sociais integrarem a participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisão, para tornar essas repostas mais inclusivas e eficazes. O projeto abrange áreas como o apoio a pessoas com deficiência, saúde mental, proteção infantil e suporte a jovens em risco.
A Casa Pia de Lisboa, em parceria com o ISCSP, participa no projeto desde 2024, tendo o Conselho de Jovens do CED Santa Clara feito parte do mesmo desde o seu início.
No final do ano de 2024 decorreu, também, a participação da Diretora Executiva do CED Santa Clara, entrevistada pela Equipa do Projeto, dado que o intuito era auscultar profissionais com cargos de direção nas organizações, tendo em vista recolher informação quanto aos fatores que favorecem ou dificultam a incorporação das vozes dos cidadãos na provisão e desenvolvimento destes serviços (processos, rotinas, cultura organizacional), em particular, nos setores sociais abrangidos por este projeto.
Após este primeiro momento participativo, o Conselho de Jovens do CED Santa Clara foi novamente convidado a estar presente, desta feita num Workshop desenvolvido pelo ISCSP, onde esteve representado por um dos seus elementos e uma mentora, onde trabalharam em conjunto com as diversas organizações e instituições sociais envolvidas. Foram devolvidos os resultados do primeiro momento avaliativo do projeto e os mesmos foram trabalhados consoante o que todos/as consideravam ser mais importante no que diz respeito aos componentes da responsividade.
Foi uma manhã de trabalho e partilha, tendo sido lançado o desafio de podermos, numa fase posterior do projeto, fazer parte do grupo de trabalho para o produto final que será desenvolvido pelo ISCSP.
É importante referir que participação das crianças e jovens do Conselho de Jovens do CED Santa Clara, e o estreitamento da parceria com o ISCSP, representa um compromisso com a inovação e a justiça social, contribuindo assim para análise estratégica e na procura de soluções práticas que garantam um maior envolvimento da sociedade na formulação de políticas públicas.