A Casa Pia de Lisboa e o INA – Instituto Nacional de Administração I.P., em estreita parceria, conceberam um projeto no âmbito da Promoção de Ambientes de Trabalho Saudáveis, desenhado com o propósito de estimular a participação e o envolvimento de todos/as os/as trabalhadores/as da Casa Pia de Lisboa na construção de um plano de ação para a promoção de ambientes positivos e estimulantes, entendidos como alicerces fundamentais da concretização dos objetivos estratégicos da Instituição.
Assim, durante todo o mês de junho, foram implementadas 38 Oficinas Participativas, constituídas por diferentes grupos profissionais e dirigentes da Casa Pia de Lisboa, num total de 531 participantes.
O modelo implementado consistiu na dinamização de momentos de trabalho colaborativo – Oficinas Participativas – que prioriza a participação como fio condutor e que se constituiu como uma oportunidade de construir propostas e soluções, tendo por base as conclusões da Avaliação dos Riscos Psicossociais e Satisfação dos Trabalhadores da Casa Pia de Lisboa.
Estas oficinas contaram com a participação voluntária de um número bastante considerável de profissionais da Instituição. Estes momentos funcionaram como oportunidades potenciadoras de um novo modelo de gestão participada que se pretende implementar em toda a Administração Pública. A aposta num ambiente organizacional participativo, amplo e inclusivo, envolvendo todos/as os/as trabalhadores/as em processos de tomada de decisão na gestão pública é fundamental para potenciar a inovação e sustentabilidade.