Imagem decorativa

Casa Pia de Lisboa participa no Fórum das Doenças Raras: da estratégia à pessoa

29 de Janeiro, 2024
Plateia e mesa do fórum de doenças raras

A Casa Pia de Lisboa, através dos Centros de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira e Jacob Rodrigues Pereira, está a participar no “Fórum das Doenças Raras: da estratégia à pessoa” que decorre hoje, dia 29 de janeiro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.Promovido pelo Grupo de Trabalho Intersetorial para as doenças raras, o evento conta com a participação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) através da coordenadora do Departamento de Genética Humana, Glória Isidro, e terá os seguintes painéis: Centros de referência e ERN; cenário atual e futuro; integração de Cuidados, Investigação e Informação.

Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras de doenças raras. Estas são doenças crónicas maioritariamente debilitantes e que requerem esforços combinados de várias áreas de intervenção, nomeadamente, respostas sociais e satisfação de necessidades educativas especiais.

Sublinha-se que o Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira está vocacionado para a educação e formação bilingue para alunos/as surdos/as, sendo a Casa Pia de Lisboa pioneira neste tipo de ensino no nosso país e o Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira dedica-se à educação e treino de competências de crianças e jovens com deficiência.

Brochura do fórum de doenças raras

PARTILHAR

facebook Linha decorativa

ARTIGOS RELACIONADOS

Grupo do Lyceum Clube na entrada do Centro Cultural Casapiano

Lyceum Clube Internacional de Lisboa visitou a Casa Pia de Lisboa

O Lyceum Clube Internacional de Lisboa visitou o Centro Cultural Casapiano no passado dia 30 de abril. (mais…)
LER MAIS
Mamudo Baldé e a sua treinadora

Mamudo Baldé conquistou a marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024

Mamudo Baldé, educando da Casa Pia de Lisboa, conquistou ontem a marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024, nos 100 metros!
(mais…)
LER MAIS