A Casa Pia de Lisboa participou, no passado dia 3 de março, na sessão pública de apresentação do Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância que teve lugar no Chapitô.
O Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância, surge no âmbito da concretização da Recomendação (UE) 2021/1004 do Conselho de 14 de junho de 2021, aprovada durante a presidência
portuguesa do Conselho da União Europeia, que pretende garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais. A 17 de janeiro, o Conselho de Ministros aprovou, através da RCM nº 3/2023, o Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância 2022-2030.
Destinado a crianças e jovens até aos 18 anos em situação de pobreza extrema, o Plano de Ação da Garantia para a Infância em vigor de 2022 a 2030 assenta em 4 pilares fundamentais: emprego, qualificações e competências; proteção e ação social; serviços de qualidade e inclusão de crianças e jovens particularmente vulneráveis.
Um desafio acrescido para a Casa Pia de Lisboa que, desde 1780, tem como centro de ação as crianças e jovens e que por essa razão contribuirá para alcançar as metas delineadas.