Imagem decorativa

Artes no Património – Casa Pia de Lisboa e Direção-Geral do Património Cultural assinam Protocolo

15 de Maio, 2023
Casa Pia de Lisboa e DGPC assinam protocolo

A Casa Pia de Lisboa e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) assinaram, no dia 12 de maio, um protocolo de formalização do projeto “Artes no Património”. Este projeto teve início em 2021 e leva as Escolas ao Património, com vista a reforçar a relação já existente e incentivar e alargar a colaboração entre as escolas de ensino artístico e os Museus, Monumentos e Palácios sob tutela da DGPC, através de concertos, espetáculos, exposições e conferências, de entrada livre.

Nos últimos dois anos, o projeto já envolveu dez escolas, aproximadamente 1980 alunos e professores, 20 Museus, Monumentos e Palácios da DGPC e chegou a cerca de 5500 pessoas que assistiram às iniciativas. O protocolo agora celebrado com várias instituições de ensino artístico, entre as quais a Casa Pia de Lisboa, pretende incrementar a apropriação dos diferentes espaços patrimoniais por parte de alunos e professores, oferecendo a possibilidade aos jovens artistas do Curso Básico de Música da Instituição desenvolver a sua criatividade em contexto externo, apresentando publicamente o seu trabalho em espaços de valor histórico e patrimonial ímpar.

A Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, Fátima Matos, destacou que “mais do que um palco privilegiado, estamos a proporcionar experiências relevantes pessoais e coletivas, a criar públicos, a aproximar agentes culturais, a estreitar uma rede com um enorme potencial que tem dado e continuará a proporcionar à comunidade livre acesso à cultura. Esta é a verdadeira Missão da Casa Pia de Lisboa: dar as condições para que todos cumpram o seu potencial como indivíduos plenos, proporcionar-lhes memórias, afetos e competências que serão a base do seu futuro.”

Estiveram presentes na celebração do Protocolo a Subdiretora da DGPC, Rita Jerónimo, o Diretor do Palácio Nacional da Ajuda, José Alberto Ribeiro, a Provedora do Serviço Cultural e Educativo da DGPC, Isabel Melo, e Graça Araújo, do Serviço Cultural e Educativo da DGPC.

A cerimónia decorreu com a execução de duas peças pelos alunos do Curso Básico de Música da Casa Pia de Lisboa.

Com uma programação mensal, o projeto “Artes no Património” prevê a médio prazo alargar a sua implementação à totalidade dos Museus, Monumentos e Palácios da DGPC, assim como incentivar à participação e envolver mais escolas de diferentes áreas artísticas.

Mais informação: https://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/

Casa Pia de Lisboa e DGPC assinam protocolo

Fotografias: CPL e Arlindo Homem/DGPC.

PARTILHAR

facebook Linha decorativa

ARTIGOS RELACIONADOS

Isabel do Carmo e professoras

Casa Pia de Lisboa recebe Dra. Isabel do Carmo

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, decorreu ontem, dia 17 de abril, no Centro Cultural Casapiano, uma palestra com a Dra. Isabel do Carmo, médica, professora e ativista antifascista que lutou pela liberdade ao longo de toda a sua vida. (mais…)
LER MAIS
Dia olímpico no CED PM

Pedalar de Lisboa a Paris para apoiar os nossos atletas Olímpicos

Dia 16 de abril, a Chama Olímpica foi ateada em Olimpia, na Grécia, frente às ruínas do Templo de Hera, pretendendo recriar o método usado na antiguidade e que se destinava a garantir a pureza da chama. (mais…)
LER MAIS