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Empregado/a de Restaurante/Bar


Destinatários: Jovens com 15 anos ou mais e pelo menos o 6.º ano completo
Tipologia: Curso de Educação e Formação (CEF) Tipo 2
Duração: 2 anos
Certificação: 9.º ano de escolaridade e qualificação de nível 2
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Organizar, preparar e executar o serviço de restaurante/bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, em cooperação com os demais elementos da equipa, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Competências adquiridas:

  • Efetuar o aprovisionamento das matérias ­primas utilizadas no serviço de restaurante/bar;
  • Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/bar;
  • Recolher informações relativas à organização e execução do serviço de restaurante/bar;
  • Participar no arranjo da sala de refeições, de acordo com as características do serviço a executar;
  • Atender os clientes e executar o serviço de restaurante/bar, assegurando a ligação com os restantes serviços;
  • Faturar os serviços prestados;
  • Atender e resolver reclamações de clientes;
  • Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço.

Boletim de Candidatura

CEF 2 - Cuidador/a de Crianças e Jovens

Cuidador/a de Crianças e Jovens


Destinatários: Jovens com 15 anos ou mais e pelo menos o 6.º ano completo.
Tipologia: Curso de Educação e Formação (CEF) Tipo 2
Duração: 2 anos
Certificação: 9.º ano de escolaridade e qualificação de nível 2
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia

Descrição Geral: Cuida, apoia, vigia e acompanha crianças e jovens até aos 18 anos, colaborando na execução de atividades lúdico-pedagógicas, de vida diária e de lazer, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

Competências adquiridas:

  • Colaborar na execução de atividades e tarefas diárias a desenvolver com as crianças e jovens nos diferentes contextos de atuação;
  • Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas, na sua execução, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver;
  • Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento e realização das atividades programadas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos;
  • Organizar refeições, bem como apoiar crianças e jovens durante o período de refeições;
  • Acompanhar e apoiar crianças e jovens nas atividades de higiene pessoal;
  • Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos materiais utilizados;
  • Detetar e informar quem exerce as responsabilidades parentais, de eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e dos jovens;
  • Registar e reportar superiormente ocorrências.

Boletim de Candidatura

Pasteleiro/a – Padeiro/a

Destinatários: 15 anos ou mais e o 8.º ano completo.
Tipologia: Curso de Educação e Formação (CEF) Tipo 3
Duração: 1 ano
Certificação: 9.º ano de escolaridade e qualificação de nível 2
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira

Descrição Geral: Organiza e prepara o serviço de pastelaria/padaria, confeciona bolos e outros produtos de pastelaria, pão e produtos afins, respeitando as normas de higiene e segurança, em unidades de produção ou em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, para garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Competências adquiridas:

  • Efetuar a pré-preparação e armazenamento das matérias-primas utilizadas no serviço de pastelaria/padaria, assegurando o estado de conservação das mesmas;
  • Preparar o serviço de pastelaria/padaria, efetuando a mise-en-place do serviço, para possibilitar a confeção dos produtos necessários.
  • Confecionar o receituário em função da programação estabelecida: confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria, confecionar pão e produtos afins;
  • Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação.

Boletim de Candidatura

desporto

Exercício Físico

Destinatários: Tens ou estás inscrito no 12.º ano ou qualificação profissional de nível 4? Estás a fazer um RVCC? Tens qualificação igual ou superior a nível 5 e pretendes requalificação profissional? Então um CET é para ti!
Tipologia: Curso de Especialização Tecnológica
Duração: 1.200 a 1.560 horas
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 5
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Planear, conceber, orientar e conduzir todos os programas e atividades desportivas da condição física (fitness) desenvolvidos nas instalações desportivas que prestam serviços desportivos na área da manutenção da condição física, bem como participar, sob coordenação e supervisão do Diretor Técnico, na avaliação e prescrição das atividades desportivas, no controlo da qualidade dos serviços prestados e na implementação de medidas conducentes à sua melhoria, na fidelização dos clientes e na promoção da adesão à prática desportiva e da aquisição de estilos de vida saudáveis.

Competências adquiridas:

  • Avaliar de forma integrada a condição física do praticante de acordo com as orientações do Diretor Técnico (DT);
  • Aconselhar, prescrever e planear as atividades desportivas mais adequadas de acordo com a avaliação global do praticante e de acordo com a coordenação e a supervisão do DT;
  • Conduzir e orientar os programas das atividades desportivas previamente estabelecidos;
  • Promover a aquisição de estilos de vida saudáveis associados ao exercício físico;
  • Colaborar nos programas de adesão e fidelização de praticantes;
  • Participar na definição e implementação de planos de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos;
  • Colaborar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, propor e implementar medidas visando a melhoria dessa qualidade, de forma a fidelizar os clientes, regendo-­se pelo código de ética.

Saídas profissionais: Ginásios, Health Clubs e Clubes Desportivos. Personal trainer. Instrutor/a de aulas de grupo.


Boletim de Candidatura

Técnico/a de Restaurante/Bar


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia

Descrição Geral: Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Competências adquiridas:

  • Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança;
  • Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria;
  • Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas;
  • Executar confeções de sala e arte cisória;
  • Planear e executar os diferentes serviços especiais;
  • Faturar os serviços prestados;
  • Controlar custos de alimentos e custos de bebidas;
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
  • Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar. Resolver reclamações de clientes:
  • Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Saídas profissionais: Unidades hoteleiras, estabelecimentos de restauração e bares. Empresas de eventos e catering. Cruzeiros.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Empresa Mentora: Altis Hotels.


Boletim de Candidatura

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Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso de Ensino Secundário Artístico Especializado
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira

Descrição Geral: Desenvolver conteúdos para contextos de informação, artísticos e de comunicação, recorrendo à informática e respetivas ferramentas multimédia.

Competências adquiridas:

  • Cria conteúdos fotográficos, vídeo e animações através da manipulação de ferramentas Multimédia.
  • Produz conteúdos interativos e páginas Web;
  • Executa ilustrações digitais e utiliza ferramentas de Design Gráfico;
  • Obtém uma cultura visual e estética que permite desenvolver capacidades de expressão e comunicação nas áreas do Curso;
  • Participa na produção de curtas-metragens e cinema de animação;
  • Elabora modelos e animações 3D.

Formação em Contexto de Trabalho (estágio): 280h em empresas da área.

Saídas profissionais: Estúdios de produção, fotografia, vídeo e animação. Empresas de web design e de aplicações móveis.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Ensino em Regime Bilingue – Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa – com lecionação do currículo adequado a educandos surdos e ouvintes.


Boletim de Candidatura

desporto

Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Colaborar na gestão e manutenção de instalações e de equipamentos desportivos e participar na conceção, desenvolvimento e avaliação de programas, atividades e eventos desportivos em diversos contextos organizacionais.

Competências adquiridas:

  •  Participar na definição e planeamento de programas, atividades e eventos desportivos de acordo com o âmbito estratégico e institucional em causa.
  • Participar no processo de aprovisionamento de recursos necessários à operacionalização de programas, atividades e eventos desportivos, de acordo com os objetivos estabelecidos, a capacidade da organização e a sua relação com o meio envolvente.
  • Participar na angariação de subsídios, apoios e patrocínios junto de potenciais parceiros (entidades públicas e privadas), de modo a maximizar receitas e garantir condições para a implementação de programas, atividades e eventos desportivos, considerando o âmbito institucional e o posicionamento da organização em causa.
  • Colaborar no planeamento e operacionalização de campanhas de informação e divulgação de programas, atividades e eventos desportivos, junto dos respetivos segmentos alvo.
  • Participar no controlo, monitorização e avaliação do desenvolvimento de programas, atividades e eventos desportivos, designadamente no que diz respeito ao cumprimento de tarefas planeadas, à eficácia de procedimentos, ao controlo orçamental e à qualidade dos serviços prestados.
  • Coadjuvar na preparação, montagem e desmontagem dos espaços e equipamentos afetos aos programas, atividades e eventos desportivos, dando indicações sobre os recursos a afetar e o tempo necessário à execução da tarefa, no cumprimento do plano operacional previamente estabelecido.
  • Participar na organização, operacionalização e monitorização do processo de inscrições/acreditações em programas, atividades e eventos desportivos.
  • Colaborar no apoio e atendimento aos destinatários de programas, atividades e eventos desportivos e aos utilizadores de instalações desportivas.
  • Participar na construção, implementação e controlo de regulamentos de utilização de equipamentos e instalações desportivas, identificando as normas de funcionamento e de segurança a respeitar por trabalhadores e utentes.
  • Participar na definição e implementação de planos de manutenção de instalações e equipamentos desportivos.
  • Participar no processo de aprovisionamento de recursos necessários ao regular funcionamento das instalações desportivas, em conciliação com a frequência e o volume de utilização, as especificidades das atividades nelas desenvolvidas e as características e comportamentos dos utilizadores.
  • Colaborar na gestão das instalações e equipamentos desportivos e espaços vocacionados para a prática desportiva, de acordo com a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e expectativas dos utentes.

Saídas profissionais: Ginásios; Clubes Desportivos; Federações; Empresas de Organização de Eventos Desportivos; Câmaras Municipais;
Juntas de Freguesia; Campos de férias.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.


Boletim de Candidatura

Programador/a de Informática


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Efetuar a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Competências adquiridas:

  • Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos seus utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
  • Instalar e configurar computadores isolados ou em rede e periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos, de acordo com as suas características técnicas;
  • Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos e utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
  • Proceder ao desenvolvimento de aplicações informáticas, tendo em conta as necessidades dos utilizadores e as linguagens técnicas apropriadas.
  • Programar aplicações informáticas de gestão e organização, utilizando diferentes tipos de linguagens de programação;
  • Analisar e gerir base de dados, de acordo com as técnicas de análise de sistemas de informação e utilizando a linguagem de programação adequada;
  • Criar visualizações objetivas e eficazes de dados que resultem em ações concretas;
  • Programar aplicações cliente-servidor, Web e orientadas a serviços (SOA).

Saídas profissionais: Empresas de desenvolvimento de Apps, Websites e jogos digitais; Software Houses; Empresas de serviços para a Internet; Lojas de venda de material informático; Empresas de média e grande dimensão que usam plataformas informáticas; Empresas de segurança informática (cibersegurança).

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.


Boletim de Candidatura

Técnico/a de Relojoaria


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Gerir o serviço de assistência técnica e efetuar a manutenção e reparação dos relógios mecânicos e eletrónicos, cronómetros, cronógrafos, contadores, temporizadores e dispositivos similares.

Competências adquiridas:

  •  Reparar, segundo as instruções dos fabricantes, qualquer relógio de uso pessoal. Sejam mecânicos ou eletrónicos, simples ou complicados;
  • Desmontar, limpar, montar, ajustar, afinar e lubrificar os diferentes tipos de maquinismos de relógios mecânicos e eletrónicos, analógicos ou digitais;
  • Reparar avarias ou defeitos detetados nos vários tipos de relógios;
  • Restaurar ou reconstruir peças e componentes a partir de dados e planos originais;
  • Polir e recuperar todos os elementos da caixa e bracelete do relógio;
  • Regular e efetuar os ensaios finais das peças, componentes ou órgãos reparados, utilizando cronocomparadores e aparelhos de teste específicos;
  • Organizar e gerir um serviço de assistência técnica.

Saídas profissionais: Empresas de assistência técnica de relojoaria; Lojas de relógios, ourivesarias ou outro tipo de pontos de venda; Empresas fabricantes de relógios.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Boletim de Candidatura

 


Reportagem “Da Casa Pia para o mundo da relojoaria” – revista GQ: Sabia que a Casa Pia de Lisboa forma mestres relojoeiros há mais de 125 anos? O Curso de Técnico/a de Relojoaria, no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, em Belém, é o único na Península Ibérica. É um curso exigente, pela necessidade de concentração e de uma motricidade fina muito elevada, mas é, também, um curso com 100% de empregabilidade. Veja aqui a reportagem “Da Casa Pia para o mundo da relojoaria”, da revista GQ, e oiça o que o Professor Paulo Anastácio e os nossos alunos têm a dizer sobre o curso.

Reportagem TSF: Elói Alves frequentou o único curso existente em Portugal na área da relojoaria, na Casa Pia de Lisboa. Veja aqui a reportagem da TSF.

Programa “Sociedade Civil” – RTP2: O ensino da arte relojoeira na Casa Pia de Lisboa foi uma das temáticas abordadas no programa Sociedade Civil da RTP2, numa emissão dedicada ao tema “Relógios”. A Diretora do Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, Dra. Teresa Coelho, o Mestre relojoeiro Américo Henriques, e o Diretor do Curso Profissional Técnico de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, Mestre Paulo Anastácio, abordaram o carácter singular da Instituição e do curso, único na Península Ibérica.