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Exercício Físico

Destinatários: Tens ou estás inscrito no 12.º ano ou qualificação profissional de nível 4? Estás a fazer um RVCC? Tens qualificação igual ou superior a nível 5 e pretendes requalificação profissional? Então um CET é para ti!
Tipologia: Curso de Especialização Tecnológica
Duração: 1.200 a 1.560 horas
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 5
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Planear, conceber, orientar e conduzir todos os programas e atividades desportivas da condição física (fitness) desenvolvidos nas instalações desportivas que prestam serviços desportivos na área da manutenção da condição física, bem como participar, sob coordenação e supervisão do Diretor Técnico, na avaliação e prescrição das atividades desportivas, no controlo da qualidade dos serviços prestados e na implementação de medidas conducentes à sua melhoria, na fidelização dos clientes e na promoção da adesão à prática desportiva e da aquisição de estilos de vida saudáveis.

Competências adquiridas:

  • Avaliar de forma integrada a condição física do praticante de acordo com as orientações do Diretor Técnico (DT);
  • Aconselhar, prescrever e planear as atividades desportivas mais adequadas de acordo com a avaliação global do praticante e de acordo com a coordenação e a supervisão do DT;
  • Conduzir e orientar os programas das atividades desportivas previamente estabelecidos;
  • Promover a aquisição de estilos de vida saudáveis associados ao exercício físico;
  • Colaborar nos programas de adesão e fidelização de praticantes;
  • Participar na definição e implementação de planos de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos;
  • Colaborar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, propor e implementar medidas visando a melhoria dessa qualidade, de forma a fidelizar os clientes, regendo-­se pelo código de ética.

Saídas profissionais: Ginásios, Health Clubs e Clubes Desportivos. Personal trainer. Instrutor/a de aulas de grupo.


Boletim de Candidatura

Técnico/a de Restaurante/Bar


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia e Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Competências adquiridas:

  • Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança;
  • Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria;
  • Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas;
  • Executar confeções de sala e arte cisória;
  • Planear e executar os diferentes serviços especiais;
  • Faturar os serviços prestados;
  • Controlar custos de alimentos e custos de bebidas;
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
  • Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar. Resolver reclamações de clientes:
  • Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Saídas profissionais: Unidades hoteleiras, estabelecimentos de restauração e bares. Empresas de eventos e catering. Cruzeiros.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Empresa Mentora: Altis Hotels.


Boletim de Candidatura

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Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso de Ensino Secundário Artístico Especializado
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira

Descrição Geral: Desenvolver conteúdos para contextos de informação, artísticos e de comunicação, recorrendo à informática e respetivas ferramentas multimédia.

Competências adquiridas:

  • Cria conteúdos fotográficos, vídeo e animações através da manipulação de ferramentas Multimédia.
  • Produz conteúdos interativos e páginas Web;
  • Executa ilustrações digitais e utiliza ferramentas de Design Gráfico;
  • Obtém uma cultura visual e estética que permite desenvolver capacidades de expressão e comunicação nas áreas do Curso;
  • Participa na produção de curtas-metragens e cinema de animação;
  • Elabora modelos e animações 3D.

Formação em Contexto de Trabalho (estágio): 280h em empresas da área.

Saídas profissionais: Estúdios de produção, fotografia, vídeo e animação. Empresas de web design e de aplicações móveis.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Ensino em Regime Bilingue – Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa – com lecionação do currículo adequado a educandos surdos e ouvintes.


Boletim de Candidatura

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Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Colaborar na gestão e manutenção de instalações e de equipamentos desportivos e participar na conceção, desenvolvimento e avaliação de programas, atividades e eventos desportivos em diversos contextos organizacionais.

Competências adquiridas:

  •  Participar na definição e planeamento de programas, atividades e eventos desportivos de acordo com o âmbito estratégico e institucional em causa.
  • Participar no processo de aprovisionamento de recursos necessários à operacionalização de programas, atividades e eventos desportivos, de acordo com os objetivos estabelecidos, a capacidade da organização e a sua relação com o meio envolvente.
  • Participar na angariação de subsídios, apoios e patrocínios junto de potenciais parceiros (entidades públicas e privadas), de modo a maximizar receitas e garantir condições para a implementação de programas, atividades e eventos desportivos, considerando o âmbito institucional e o posicionamento da organização em causa.
  • Colaborar no planeamento e operacionalização de campanhas de informação e divulgação de programas, atividades e eventos desportivos, junto dos respetivos segmentos alvo.
  • Participar no controlo, monitorização e avaliação do desenvolvimento de programas, atividades e eventos desportivos, designadamente no que diz respeito ao cumprimento de tarefas planeadas, à eficácia de procedimentos, ao controlo orçamental e à qualidade dos serviços prestados.
  • Coadjuvar na preparação, montagem e desmontagem dos espaços e equipamentos afetos aos programas, atividades e eventos desportivos, dando indicações sobre os recursos a afetar e o tempo necessário à execução da tarefa, no cumprimento do plano operacional previamente estabelecido.
  • Participar na organização, operacionalização e monitorização do processo de inscrições/acreditações em programas, atividades e eventos desportivos.
  • Colaborar no apoio e atendimento aos destinatários de programas, atividades e eventos desportivos e aos utilizadores de instalações desportivas.
  • Participar na construção, implementação e controlo de regulamentos de utilização de equipamentos e instalações desportivas, identificando as normas de funcionamento e de segurança a respeitar por trabalhadores e utentes.
  • Participar na definição e implementação de planos de manutenção de instalações e equipamentos desportivos.
  • Participar no processo de aprovisionamento de recursos necessários ao regular funcionamento das instalações desportivas, em conciliação com a frequência e o volume de utilização, as especificidades das atividades nelas desenvolvidas e as características e comportamentos dos utilizadores.
  • Colaborar na gestão das instalações e equipamentos desportivos e espaços vocacionados para a prática desportiva, de acordo com a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e expectativas dos utentes.

Saídas profissionais: Ginásios; Clubes Desportivos; Federações; Empresas de Organização de Eventos Desportivos; Câmaras Municipais;
Juntas de Freguesia; Campos de férias.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.


Boletim de Candidatura

Programador/a de Informática


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Efetuar a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Competências adquiridas:

  • Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos seus utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
  • Instalar e configurar computadores isolados ou em rede e periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos, de acordo com as suas características técnicas;
  • Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos e utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
  • Proceder ao desenvolvimento de aplicações informáticas, tendo em conta as necessidades dos utilizadores e as linguagens técnicas apropriadas.
  • Programar aplicações informáticas de gestão e organização, utilizando diferentes tipos de linguagens de programação;
  • Analisar e gerir base de dados, de acordo com as técnicas de análise de sistemas de informação e utilizando a linguagem de programação adequada;
  • Criar visualizações objetivas e eficazes de dados que resultem em ações concretas;
  • Programar aplicações cliente-servidor, Web e orientadas a serviços (SOA).

Saídas profissionais: Empresas de desenvolvimento de Apps, Websites e jogos digitais; Software Houses; Empresas de serviços para a Internet; Lojas de venda de material informático; Empresas de média e grande dimensão que usam plataformas informáticas; Empresas de segurança informática (cibersegurança).

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.


Boletim de Candidatura

Técnico/a de Relojoaria


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Gerir o serviço de assistência técnica e efetuar a manutenção e reparação dos relógios mecânicos e eletrónicos, cronómetros, cronógrafos, contadores, temporizadores e dispositivos similares.

Competências adquiridas:

  •  Reparar, segundo as instruções dos fabricantes, qualquer relógio de uso pessoal. Sejam mecânicos ou eletrónicos, simples ou complicados;
  • Desmontar, limpar, montar, ajustar, afinar e lubrificar os diferentes tipos de maquinismos de relógios mecânicos e eletrónicos, analógicos ou digitais;
  • Reparar avarias ou defeitos detetados nos vários tipos de relógios;
  • Restaurar ou reconstruir peças e componentes a partir de dados e planos originais;
  • Polir e recuperar todos os elementos da caixa e bracelete do relógio;
  • Regular e efetuar os ensaios finais das peças, componentes ou órgãos reparados, utilizando cronocomparadores e aparelhos de teste específicos;
  • Organizar e gerir um serviço de assistência técnica.

Saídas profissionais: Empresas de assistência técnica de relojoaria; Lojas de relógios, ourivesarias ou outro tipo de pontos de venda; Empresas fabricantes de relógios.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Boletim de Candidatura

 


Reportagem “Da Casa Pia para o mundo da relojoaria” – revista GQ: Sabia que a Casa Pia de Lisboa forma mestres relojoeiros há mais de 125 anos? O Curso de Técnico/a de Relojoaria, no Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, em Belém, é o único na Península Ibérica. É um curso exigente, pela necessidade de concentração e de uma motricidade fina muito elevada, mas é, também, um curso com 100% de empregabilidade. Veja aqui a reportagem “Da Casa Pia para o mundo da relojoaria”, da revista GQ, e oiça o que o Professor Paulo Anastácio e os nossos alunos têm a dizer sobre o curso.

Reportagem TSF: Elói Alves frequentou o único curso existente em Portugal na área da relojoaria, na Casa Pia de Lisboa. Veja aqui a reportagem da TSF.

Programa “Sociedade Civil” – RTP2: O ensino da arte relojoeira na Casa Pia de Lisboa foi uma das temáticas abordadas no programa Sociedade Civil da RTP2, numa emissão dedicada ao tema “Relógios”. A Diretora do Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique, Dra. Teresa Coelho, o Mestre relojoeiro Américo Henriques, e o Diretor do Curso Profissional Técnico de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, Mestre Paulo Anastácio, abordaram o carácter singular da Instituição e do curso, único na Península Ibérica.

Técnico/a de Pastelaria/Padaria


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira

Descrição Geral: Planear, coordenar, e executar as atividades de produção de pastelaria/padaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em unidades de produção ou em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não integrados em unidades hoteleiras.

Competências adquiridas:

  • Efetuar a pré-preparação e armazenamento das matérias-primas utilizadas na produção de pastelaria/padaria;
  • Planear e preparar a produção de pastelaria/padaria, efetuando a mise ­en ­place, de forma a possibilitar a confeção dos produtos necessários, de acordo com as normas de higiene e segurança;
  • Confecionar e decorar bolos e outros produtos de pastelaria;
  • Confecionar pão e produtos afins;
  • Conceber e executar peças artísticas em pastelaria, padaria e chocolataria;
  • Controlar os custos dos alimentos;
  • Assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios de serviço;
  • Articular com os pontos de venda dos produtos de pastelaria/padaria.

Saídas profissionais: Unidades hoteleiras, estabelecimentos de restauração. Hipermercados. Empresas de eventos e catering. Cruzeiros.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Parceiros: A Casa Pia de Lisboa orgulha-se de ter a Puratos Portugal como parceira/empresa mentora na formação que proporciona aos seus educandos do Ensino Profissional. Veja o vídeo  que demonstra a cooperação da nossa Instituição com uma das empresas de referência no setor da Panificação.


Boletim de Candidatura

Técnico/a de Ótica Ocular


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Aconselhar, montar, adaptar e reparar artigos destinados a compensar problemas visuais de acordo com a prescrição de técnicos superiores e desenvolver atividades de natureza comercial. Atender clientes tanto a nível técnico como a nível comercial. Montar lentes oftálmicas nas diversas armações, adaptar, reparar e vender artigos destinados a correção de problemas visuais.

Competências adquiridas:

  • Atender e aconselhar os clientes de acordo com a receita/prescrição médica ou optométrica;
  • Proceder a montagem das lentes recomendadas consoante o que está na receita, nos vários tipos de armações;
  • Reparar armações de massa ou de metal;
  • Adaptar lentes noutra armação no caso de a armação se encontrar danificada e as lentes estarem em bom estado;
  • Analisar e argumentar a nível técnico e a nível estético, as possíveis soluções, ao nível de lentes oftálmicas, armações, lentes de contacto e respetivos produtos de manutenção, de forma, a obter a correção mais adequada ao problema visual de cada cliente.

Saídas profissionais: Óticas e fábricas de lentes oftálmicas ou de armações.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Empresa Mentora: Optivisão.


Boletim de Candidatura

Técnico/a de Mecatrónica Automóvel


Destinatários: Jovens com o 9.º ano completo ou formação equivalente
Tipologia: Curso Profissional
Duração: 3 anos
Certificação: 12.º ano de escolaridade e Qualificação Profissional de nível 4
Onde vais estudar: Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique

Descrição Geral: Proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental aplicáveis.

Competências adquiridas:

  • Analisar documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros, nomeadamente, esquemas elétricos e outras instruções técnicas do fabricante, a fim de proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias, a reparações e a ensaios;
  • Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e a reparações em motores a gasolina e a gasóleo de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes;
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de direção, de suspensão e de travagem de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes;
  • Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de automóveis ligeiros, diagnosticar eventuais anomalias e proceder à substituição, utilizando as técnicas e procedimentos adequados;
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de transmissão manual e automática de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes;
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de ignição convencional e eletrónica, de alimentação, de sobrealimentação e de anti­poluição de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes;
  • Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de arrefecimento e de lubrificação do motor de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.

Saídas profissionais: Empresas de manutenção e reparação automóvel; Concessionários de automóveis; Empresas gestoras de frotas; Centros de Inspeção.

Se os/as alunos/as quiserem continuar os estudos, podem ingressar em: Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Cursos de Ensino Superior.

Empresa Mentora: Entreposto.


Boletim de Candidatura